sexta-feira, julho 29, 2005

Índices mundiais

Hoje deixo uma pequena vista de olhos nos principais índices mundiais...

S&P 500 bem perto da LT ascendente que está a servir de resistência.
Nunca esperei que este verão fosse tão bom para os mercados, ao ponto de virmos a recuperar a totalidade das perdas dos primeiros meses do ano.
Apesar de deixar algumas preocupações para Setembro, com a ameaça de sérias correcções, penso que deixa muito espaço para subidas e acabarmos o ano com boas valorizações.


Pela primeira vez neste Blog deixo o gráfico do índice Japonês Nikkei que está a aproximar-se de uma resistência descendente formada desde o último topo do ano passado.
Os 12000 pontos são certamente um preço psicológico que caso seja quebrado pode trazer boas novas ao futuro da economia japonesa.
Uma vez que os mercados japoneses estão num Bear market desde 1989, têm se falado bastante na possível retoma da economia japonesa, com a recente descida do desemprego devido ao aumento recorde de empregos na última década.

A curto prazo caso o Nikkei ultrapasse os 12000 com novos máximos dos últimos 3 anos, então poderemos começar a especular uma possível retoma:


A longo prazo podemos ver o efeito devastados deste Bear market.
Qualquer inversão na tendência poderá indicar uma viragem na economia e a possibilidade de termos excelentes oportunidades de investimento para curto, médio e longo prazo. Se a inversão da tendência de longo prazo for confirmada dentro de 1 ou 2 anos, poderemos estar não muito longe de um possível fundo de longo prazo. Uma quebra dos 15000 pontos pode já ser uma indicação técnica de viragem do índice e uma boa indicação de que as coisas a nível fundamental poderão mudar no oriente.


Entretanto quem não se pode queixar são os mercados europeus, com o índice Alemão que até inveja aos americanos faz:



Apesar da retoma na Europa estar a ser ainda bastante lenta, longe do vigor da retoma dos EUA, em termos de mercados os investidores claramente estão a aproveitar para comprar acções, enquanto ainda se pensa que nos próximos anos o cenário económico será muito melhor que o presente.

Para hoje temos os dados do GDP norte americano, mais actualizações para perto do fecho, Bons Negócios e Boas Férias para quem já está a fazer as malas ;)

quinta-feira, julho 28, 2005

Férias e liquidações

Já tive a meio da semana algumas férias, afastado da cidade e dos mercados. Como faço questão de não ver os movimentos diários (porque afinal férias também significa não ter de acompanhar os mercados dia-a-dia) não me foi possível actualizar também o blog nestes últimos 3 dias. Em Agosto a ausência será ainda maior mas irei tentar actualizar no mínimo de semana a semana a situação dos mercados..

Hoje irei vender a posição da Activision para evitar os earnings de hoje... aliás, vendo já a 19.15 Dólares com um lucro bastante razoável. Vou evitar qualquer situação ou análise técnica uma vez que estes resultados financeiros são bastante imprevisíveis e não acompanho a fundo esta empresa.

Irei actualizar alguns gráficos hoje e amanhã, mas com o início de Agosto o Blog entra para modo de férias até ao início de Setembro..

Até logo, Bons Negócios!

segunda-feira, julho 25, 2005

Activision, mercados e sol

Hoje os mercados já começam a sofrer da falta de volume e volatilidade que se costuma verificar todos os verões.

Apesar de neste verão não se estar a aplicar a "regra" Sell in May and go away, em Agosto será de esperar um fraco volume, e depois deste movimento de alta não estou à espera que este próximo mês de sol traga novidades..

Como já aconteceu no ano passado, em Agosto deixo a carteira do blog em "modo de férias", com os stop-loss e stop-profit automáticos e uma exposição da carteira baixa (provavelmente só 1/3).
Ainda estou a ponderar se neste verão deixo algumas ordens automáticas de compra caso os mercados comecem a subir sem a minha presença.

Uma vez que falta 1 semana para o início de Agosto não irei fazer muitas compras. Talvez uma troca ou outra de posições mas nunca chegar a estar 100% investido (actualmente tenho aproximadamente 1/3 do total na Activision).

Na Activision (ATVI) estamos colados aos máximos anuais e por isso vai ser preciso bastante força do lado da compra para vermos esta resistência ser ultrapassada.
Atenção que temos earnings dia 28 de Julho (4ªfeira) e provavelmente essa data será uma boa altura para sair, seja antes ou depois dos earnings.

O gráfico de longo e médio prazo continua bastante bullish:


Atenção para hoje e amanhã que teremos uma quantidade exorbitante de earnings de empresas americanas. Mais actualizações para depois do fecho nos EUA.
Bons Negócios!

sexta-feira, julho 22, 2005

Google... S&P500 & DAX

Google apresentou ontem resultados, duplicando as revenues e quadruplicando os lucros!
Mas pelos vistos os investidores esperavam mais.. os EPS previstos eram de 1.21 mas o EPS que revelaram hoje foi de 1.19 falhando por 2 cêntimos as estimativas.. (AfterHours: $295.99)

Na Microsoft também tivemos resultados e chegaram mesmo a ser batidos por 2 cêntimos, o que não impediu um selloff, talvez pelo facto de já ter sido descontado com o recente rallie na cotação. (AfterHours: $25.91)

Nos índices vejo algumas indicações que possamos estar a entrar numa fase de correcção. No canal ascendente do SP500, a vela de ontem indicou uma possível inversão, que nos poderá levar aos 1210 pontos.



No DAX o rallie foi bastante violento, para surpresa minha e de todos, mas a 'Gap' de ontem pode indicar uma Gap de exaustão que representa uma aproximação do topo deste movimento de alta. Ainda podemos ver mais umas sessões de subida ou lateralização mas sem dúvida que na Europa este índice pode já estar demasiado "esticado"..



Para hoje espero uma sessão neutra ou de ligeiras descidas tanto para a Europa como América. Bons Negócios!

quinta-feira, julho 21, 2005

Liquidações..

Hoje os índices estão com ligeiras quedas graças a pequenos sustos vindos de Londres, passando por a revalorização do yuan (moeda chinesa) e outros dados económicos.

Penso que podemos vir a assitir a algumas correcções agora que os títulos começam a mostrar alguma fraqueza..

Fica já o aviso, em principio irei fechar a posição na Autodesk (ADSK) que passou bem perto do meu stop ($35.35) e começar logo a cortar nas perdas..
Também estou com vontade de fechar a posição na AMD que parece estar a degradar-se, apesar de ser uma saída mais por precaução do que um bom sinal de saída, uma vez que tecnicamente ainda tem os 20 Dólares de suporte..

Actualizações para depois do fecho, Bons Negócios!

Actualização

Posições na AMD e ADSK fechadas.. ATVI continua uma caminhada lenta, mas ainda positiva.. (não tinha muitas razões técnicas para fechar posições mas mais por uma questão de cortar na exposição e no risco uma vez que o mercado têm andado volátil)

Earnings da Microsoft e Google para hoje.. não estou à espera de maus resultados mas nunca se sabe.. Happy trading!

NASDAQ & Autodesk

Por agora deixo o gráfico do NASDAQ Composite a bater os máximos anuais.
O aspecto dos gráficos ainda continua Bullish e para já não vejo razões para abrandarem, apesar de podermos encontrar resistências a novos máximos.

Caso amanhã o Composite comece a realizar novos máximos anuais, então aí teremos uma boa oportunidade para ver a continuação do rallie de curto prazo. Tive alguns sinais interessantes de compras mas sem dúvida que o gráfico da Autodesk aliado aos bons fundamentais da empresa deixam bastante espaço para subidas..

Autodesk Stock

O Composite está neste momento no "tecto" dos máximos anuais e a apontar para um optimista futuro de médio prazo para os índices:

NASDAQ

Por agora é tudo.. amanhã vamos ver se toda esta força não foi para apenas alimentar um 'Short' Rallie. Bons Negócios!

quarta-feira, julho 20, 2005

Compras de última hora..

Decidi comprar ADSK com o montante que tava investido na ERTS. O resto das posições ficam na mesma.. Temos índices nos novos máximos e penso que é boa altura para fazer uma análise global dos mercados..

Mais actualizações para mais logo, Bons Negócios!

Quedas e Stops...

Hoje depois dos resultados dentro do esperado da Yahoo! e Intel, os investidores decidiram vender massivamente as boas notícias, logo no Afterhours..

O resultado foi uma queda bastante acentuada nos futuros após o fecho nos EUA mas que acabou por vir a recuperar até agora. A posição na Electronic Arts foi imediatamente 'stopada' minutos após a abertura nos $59.9 mas felizmente a posição da AMD e ATVI praticamente não sofreram com o selloff.

Ainda falta um par de horas para o fecho mas até lá não estou a ver razões para abrir novos longos, apesar da força Bull estar ainda bastante presente. Tenho razões para manter a posição na AMD e na Activision logo se vê... Bons Negócios!

terça-feira, julho 19, 2005

Bullish non stop, e mais compras

Os mercados continuam o rallie, após os bons resultados da IBM e provavelmente na expectativa dos earnings de grandes empresas como Intel para amanhã. A força dos Touros continua bastante intocável mesmo após subidas como a da semana passada.

Deixo para agora 3 gráficos.. AMD a mostrar a força do título e que provavelmente hoje após o fecho irá ser afectava pelos earnings da Intel.
Na IBM o gráfico rompeu a LT descendente, mas atenção pois esta GAP pode atrair alguns Ursos..



Deixo também aqui o gráfico da ATYT que demonstra uma possível nova LT ascendente a formar-se. Ainda está longe de ser confirmada mas pode ser uma boa oportunidade a ter atenção nos próximos dias.


Por agora é tudo, Bons Negócios!

Actualização
A 15 minutos do fecho deparei com a ERTS em pleno rallie de fecho a quebrar os 61 Dólares e acabei por fazer uma compra a $61.10 com o montante que restava em 'cash'.

Lá mais para o fim da noite irei actualizar a análise do gráfico da ERTS como também o ponto de situação nos índices americanos e o DAX também..

Bons Negócios!

IBM's 2Q beats the street

Ontem os resultados da IBM foram acima do esperado e no afterhours fecharam a subir +4.66%

Isto muda claramente a situação técnica no gráfico da actualização de ontem e aponta para uma quebra da LT descendente. Não sei se será bom ir logo comprar na abertura uma vez que poderá ocorrer um sell-off ainda hoje mas penso que é bom estar atento à próxima reacção de suporte para achar um bom ponto de entrada..

Hoje (3ªfeira 19 de Julho) temos um bom conjunto de empresas que apresentam resultados, entre elas estão a Intel, Yahoo, Motorola, Juniper Networks, Lucent, Seagate, etc..
Teremos certamente movimentos bruscos nestes títulos e para quem não conhece bem a empresa que está a negociar, esta não será a melhor altura para fazer quaisquer compras seja do lado longo ou curto.

Entretanto com a GapUp nos índices para hoje (devido aos bons resultados da IBM) não será de esperar para já a confirmação a favor dos Ursos no curtíssimo prazo. Bons Negócios!

segunda-feira, julho 18, 2005

Actualizações

Na 6ªfeira deixei alguns gráficos de acções que achei interessantes pouco antes do fecho dos EUA. Deixo agora a actualização daquelas que para já estão a dar novidades (apesar de hoje estar a ser um dia de fracas variações).

Na HPQ estamos a ter novos máximos e dos poucos sinais longos que justifica uma abertura neste momento, uma vez que vejo sinais de que os índices em geral poderão começar um movimento correctivo no curtíssimo prazo:
HPQ NYSE

Na IBM a cotação continua o movimento lateral desde 5ªfeira. Não demonstra fraqueza mas também não vejo razões para tomar posições longas. Qualquer quebra para um dos lados justifica uma entrada curta ou longa dependendo da situação.
IBM NYSE

Na XLNX um possível short deu um sinal bastante válido e para já hoje confirma esse sinal. Continua a dar um bom preço para um curto, com um stop algures nos $28.5
XLNX NASDAQ

Deixo por fim o S&P 500 com aspecto de que poderá trazer correcções nos próximos dias. Os 1220 pontos podem servir de suporte imediato mas não seria de admirar ver o índice descer aos 1210 na zona inferior do canal ascendente.
S&P 500

Performance Actualizada

Começo esta semana por deixar aqui a performance do Portfolio do Blog desde Janeiro.
Neste momento em máximos anuais e de acordo com os 'benchmarks' de mercado.

Mais actualizações lá para o fim do dia, e desejos de um bom início de semana!

"Plan the trade and then trade the plan"



sexta-feira, julho 15, 2005

Dia de descanso...

Depois de um rallie bastante violento durante esta semana os principais índices andam bastante neutros e as duas posições que tenho em carteira também pouco evoluíram.

Vou provavelmente para o fim-de-semana com a posição na AMD e ATVI abertas. Existem bastantes títulos interessantes tanto para longos como curtos. Vou deixar aqui alguns gráficos dos que me mais chamaram atenção mas não irei ter tempo para os comentar agora, deixo isso provavelmente para domingo..

Mas ficam já aqui os gráficos adiantados.. Bons Negócios e bom fim-de-semana!






quinta-feira, julho 14, 2005

Os lucros correm

Mais um dia positivo para os mercados e mais um dia de boas performances para as acções em carteira.

Na TTWO a saída de ontem foi quase perfeita com o título hoje a -3%

Na ATVI a passagem dos 18 Dólares é um bom sinal mas penso que o swing ascendente pode estar perto do fim. Com a AMD a situação pode ser semelhante com o título encostado à resistência psicológica dos $20.

Depois do fecho irei actualizar os gráficos e análises mas para já não tenho razões para largar posições... mas amanhã poderei ter confirmações para liquidar posições da AMD como na Activision. Existem outros títulos atractivos e talvez ainda exista oportunidades para longos apesar da possível sobrevenda nos mercados..

Mais actualizações para depois do fecho, Bons Negócios!

quarta-feira, julho 13, 2005

AMD Earnings para hoje

Ainda vou considerar manter a posição durante a noite de hoje ou não... Earnings traz sempre um risco acrescido que pode ou não ser tolerado..

Para já estou com boas espectativas e não tenho dados concretos nem rumores de que os earnings serão fora do normal. Também já tenho uma posição com algum lucro que mesmo que venha a descer 10% num cenário inesperado o custo no total da carteira sempre será reduzido.

Até ao fecho vou assistir ao comportamento da AMD e provavelmente irei tomar as decisões a 10 minutos do fecho. De qualquer maneira, qualquer fecho abaixo dos 19 Dólares já implica um mau resultado de alguem que já obteve a informação e nesse caso irei sair rapidamente da posição..

Entretanto basta esperar e ver como isto se comporta na última hora de trading. Bons Negócios!

Actualização

Vamos para earnings com a AMD e fechei a posição da TTWO.. actualização para depois dos earnings.. Bons Negócios!

AMD Reports Second Quarter Results
EPS of $0.03 Driven by Sales of $1.260 Billion

Microprocessor Business Establishes New All-time Quarterly Records in Total Sales, Server and Mobile Processor Sales, Gross Margin, and Operating Income

SUNNYVALE, Calif.--(BUSINESS WIRE)--July 13, 2005-- AMD (NYSE:AMD - News) today reported sales of $1.260 billion and net income of $11 million, amounting to $0.03 per diluted share, for the quarter ended June 26, 2005.

Second quarter sales were flat compared to the second quarter of 2004 and increased three percent from the first quarter of 2005. In the second quarter of 2004, AMD reported sales of $1.262 billion and net income of $32 million, or $0.09 per diluted share. In the first quarter of 2005, AMD reported sales of $1.227 billion and a net loss of $17 million, or $0.04 per share. The operating loss was $7 million as compared to operating income of $72 million in the second quarter of 2004 and an operating loss of $46 million in the first quarter of 2005.

Por agora é tudo uma vez que ainda não sabemos que reacção irá ter no AfterHours depois da negociação resumir no fora de horas.

Os resultados da Apple devem estar a sair..

Bons Negócios!

terça-feira, julho 12, 2005

Fecho optimista e novos máximos anuais do Portfolio

Hoje até a posição da AMD acabou por recuperar a performance já perto do fecho.
O dia acabou por correr muito bem para os Touros e a quebra da resistência dos 1220 pontos do S&P foi bastante significativa.

Provavelmente isto significa que iremos continuar esta tendência de curto prazo e que ainda será um verão bastante interessante se começarmos a entrar com força em novos máximos anuais..

Novos máximos anuais também foi o que a carteira do Blog fez hoje... Depois de um início bastante atribulado está já bastante positiva a meio do ano e com uma performance satisfatória relativamente aos benchmarks internacionais (SP500 e DAX). Não está a ter a mesma espectacularidade do ano passado mas está no bom caminho.

Entretanto tenho dezenas de acções na minha lista a darem excelentes sinais de entrada. Exemplos como ADBE, ERTS, MACR e a Yahoo(YHOO) que ontem alertei para a possível quebra em alta e hoje confirma o sinal com uma subida bastante saudável.

Por agora é tudo e deixo o S&P 500 com excelente aspecto Bullish, Bons Negócios!

S&P 500 > 1220 pontos

Neste momento os índices estão a fazer um arranque a duas horas do fecho quebrando importantes resistências..

TTWO está com um excelente rallie para hoje mas o comportamento da AMD está a ser bastante fraco (o que pode não ser bom sinal para os resultados de amanhã).

Desta vez as desculpas dos média para estas subidas é novamente o petróleo.. que na realidade está estagnado ainda nos $60. As subidas são simplesmente alimentadas pelos short covers que dispararam quando o S&P bateu novos máximos relativos. Basta dar uma olhada para o gráfico intraday nos futuros para ver o volume a disparar na quebra da resistência.

Entretanto vou esperar pelo fecho para tomar decisões mas o mais provavel será deixar todas as posições tal como estão. Bons Negócios!

segunda-feira, julho 11, 2005

Earnings Season

Mais um dia de mercados, mais uma nova semana a começar, desta vez com bastantes Earnings à porta.

Atenção na AMD que iremos ter earnings nesta 4ªfeira para depois do fecho. Apesar das coisas estarem a correr cada vez melhor para a AMD, é sempre um risco estar investido durante estes dias. Para a próxima semana é que iremos ter uma quantidade ainda maior de empresas logo na 2ªfeira dia 18 e principalmente na 3ªfeira 19 de Julho.

Para já todas as posições tão a ester um dia razoavelmente bom e até o mau desempenho na AMD para hoje não me parece que seja significativo por agora.
Temos uma continuação do rallie do fim da semana passada e vários sinais de compra estão agora a ser despoletados onde claramente se vê a pressão compradora a puxar as cotações de todos os índices mundiais.

Deixo para agora o gráfico da Yahoo! que deu um sinal interessante mas que vai precisar de quebrar o canal descendente para justificar uma entrada "longa" para o curto prazo (Longa = Ganhar com as descidas ; Curta = Ganhar com as descidas ; Não confundir isto com o curto,médio e longo prazo!).



Por agora é tudo.. Bons Negócios!

sexta-feira, julho 08, 2005

Bullish!

Os índices até ao momento estão com um comportamento extremamente bullish.

Caso o fecho dos índices forem acima ou iguais aos presentes valores então temos uma confirmação do mercado em geral para que as acções em carteira e não só se comecem a comportar ainda melhor.

Vimos uma espectacular recuperação desde os mínimos de ontem após os atentados e as praças americanas estão a dar um sinal bem claro aos investidores...

Fica por agora o gráfico do SP500, Bons negócios!

Ponto de situação

Deixo aqui os gráficos das 3 acções em carteira, todos eles com sinais técnicos (e fundamentais também) bastante fiáveis para o curto e médio prazo.

Na AMD estamos em novos máximos desde Fevereiro e com a Média Móvel de 50 dias a apontar para um possível cruzamento com a Média Móvel de 200 dias.



Na ATVI estamos a seguir uma boa oportunidade de compra com a quebra dos 17 Dólares. As Médias Móveis estão também abaixo da cotação e a subir. As outras indicações técnicas apontam para um swing ascendente e existe uma boa expectativa para que quebre os $18.



Na TTWO, uma vez que pertence ao mesmo sector que a Activision, encontra-se numa situação técnica muito parecida mas com um potencial de curto prazo talvez ainda maior uma vez que acabou de quebrar em alta a Média Móvel dos 50 dias e nas últimas sessões encontrou um suporte duma linha de tendência que já tem vindo a segurar o título desde 2004.



Por agora é tudo, Bons Negócios!

quinta-feira, julho 07, 2005

Mais compras

Depois de dos trágicos eventos em Londres e dos mínimos que os futuros do S%P 500 fizeram minutos depois, os mercados acabaram por recuperar de uma maneira contínua e fecharam neutros em relação ao dia de ontem.

Decidi fazer mais uma compra com o restante 1/3 do Cash líquido na Activision nos 17.10 Dólares ficando assim 100% investido para amanhã. Existe uma boa oportunidade e uma força bastante óbvia da parte dos touros.

Apesar dos índices ainda acabarem hoje com um aspecto relativamente neutro, penso que muitos títulos se encontram a dar fortes sinais de compra e terei de obviamente seguir disciplinadamente essas indicações.

Irei actualizar os gráficos das acções que comprei juntamente com o aspecto do índice lá mais para o final da noite. Esperemos que dias como o de hoje nunca se voltem a repetir, não pelo lado financeiro dos ataques mas pelas perdas humanas.
Uma continuação de bons negócios!

Atentados

Hoje com os atentados em Londres as coisas começaram bem feias..

Os futuros fizeram um mínimo pouco depois do atentado mas até agora já recuperaram mais de 50% das perdas.. Acabei por ser "stopado" na HLTH mas a posição na AMD mantêm-se..

Mais actualizações para mais tarde.. Infelizmente existem vitimas a lamentar.


Actualização - Oportunidades de compra

Geralmente depois dos atentados terroristas os mercados costumam recuperar rapidamente todas as descidas sofridas no dia do atentado. Será de esperar que a história se volte a repetir. Neste momento estou a ver a TTWO (Sector de videojogos) a arrancar com um sinal bastante interessante.

Decidi comprar TTWO a 26.09 Dólares. É uma posição de risco neste momento e até ao fecho, caso não aguente acima dos $26, irei fechar a posição mesmo que não atinga o stop-loss que coloquei nos $25.75.

O dia hoje está a ser bastante mexido e o que muitos Bulls perderam os Bears ganharam.. mais actualizações para perto do fecho.

quarta-feira, julho 06, 2005

Compra na AMD

Das análises de ontem tanto a AMD, ERICY como UBIP deram sinais confirmados..

Na Adobe é que fomos mesmo a linha de suporte a azul inferior e agora sim será de esperar um verdadeiro suporte e não estou a ver o título a ter mais força para descer abaixo do mínimo de hoje com o estado sobrevendido do título. Mesmo assim qualquer quebra será um sinal para um short e não o contrário.

Decidi comprar AMD já bem perto do fecho nos 18.45 Dólares.

Mais tarde irei actualizar o gráfico da AMD e do S&P500, mas no que toca aos índices, apesar da descida de hoje a tendência de curtíssimo prazo ainda está suportada pela linha de tendência ascendente.
Qualquer fecho abaixo desta linha nos próximos dias poderá indicar um novo swing de descidas mas para já não vejo qualquer sinal para comprovar esse cenário..

Bons Negócios!

terça-feira, julho 05, 2005

Análises para amanhã

Os índices tiveram um excelente fecho, contradizendo as notícias das preocupações com o preço do crude, e a apontar para uma continuação da tendência de curto prazo.

Hoje vou deixar alguns títulos que estou a acompanhar com atenção (para além de muitos outros claro) e que são potênciais 'trades' para amanhã (caso a tendência dos índices se mantenha).

Possíveis suportes na Adobe entre os $28 e $27... é o único título aqui analisado que não está neste momento a dar um sinal de compra. Apenas é uma chamada de atenção a um título que é fundamentalmente forte e está provavelmente apenas a ter uma correcção de curto prazo numa tendência de alta de médio e longo prazo.


Um excelente fecho na AMD que vai precisar de romper com força os 18.30 Dólares aproximadamente para dar um fiável sinal de compra:


A Ericsson continua com uma excelente tendência de médio prazo, com um suporte que tem estado a segurar o título de uma maneira constante e previsível. Será de esperar a cotinuação deste suporte e um fecho amanhã acima dos $32.5 já justifica uma boa compra.


A Motorola pertence ao mesmo sector e talvez isso seja a razão pela qual o desempenho é muito semelhante. A mesma história se repete mas aconselho a evitar ter muitas posições, no mesmo sentido, dentro de acções do mesmo nicho de sector.


Deixo para finalizar o gráfico da Ubisoft, cotada na Europa (Praça de Paris), que se encontra em pleno Bull Market a todos os prazos e um fecho acima da linha horizontal a azul deixa espaço para novos máximos históricos.


Por hoje é tudo, amanhã temos mais. Bons Negócios!

Oil could hurt stocks?

Os mercados americanos começam com uma pré-abertura difícil..

Os receios do preço do crude vir a ultrapassar com força a barreira psicológica dos 60 Dólares podem afectar directamente o desempenho dos mercados accionistas...

Ou não? E se isto não for mais do que uma notícia produzida pelos média financeiros para justificar seja o que for? Apesar de encontrarmos alguma relação pontual entre o movimento do mercado de futuros do Crude e o dos índices, esta relação a curto e a longo prazo não é de todo directa, previsível ou sequer uma desculpa para movimento que seja nos índices americanos.

Os mercados americanos ainda não abrirem e acredito que independentemente do movimento do crude, os índices irão continuar a seguir as tendências defenidas nos gráficos de longo prazo. O preço do petróleo poderá ser um problema quando atingirmos um preço de "choque" onde passa a existir um problema de fornecimento da matéria prima (o que não é o caso). Existe muita especulação no preço do crude, pois existe um excesso de procura artificial, alimentado por um movimento de massas numa tendência puramente técnica nos mercados de futuros do Crude e do Brent.
Quando o crude ultrapassar os $75 e estabilizar nesses valores aí sim eu ficaria mais preocupado, pois para já não está a ter um impacto muito visível nos lucros das empresas de todas as indústrias em geral.

Entretanto deixo aqui um link para um novo blog que comecei sobre o acompanhamento de companhias de nanotecnologia e a sua performance. Será um blog inteiramente em inglês mas como uma actualização menos frequente, também com um Portfolio de acções mas no sector emergente da nanotecnologia:
Nano Tech Stocks

Hoje não me será possivel actualizar o blog antes do fecho dos mercados americanos por isso qualquer decisão de compras ou vendas será feita algumas horas após o fecho, apesar de hoje o mercado não estar com aspecto de dar bons sinais de compras..

Bons Negócios!

segunda-feira, julho 04, 2005

4th of July - Independence Day

Hoje é feriado nos EUA e decidi dar uma olhada por alguns Blogs sobre trading.

A última actualização do Blog TraderMike tem um artigo bastante interessante sobre o tamanho das posições, com links bastante interessantes também. Apesar de no Blog Investidor cada posição ter um peso de 1/3 do capital total, não significa que é a mais apropriada para uma carteira.

Para os iniciados no mundo dos investimentos (principalmente se for em acções voláteis americanas) eu pessoalmente aconselho um peso de 20% ou menos para cada trade, com um stop-loss de risco até aos 5%. Poderá se variar o risco de cada posição conforme se ajusta o stop-loss, por isso se quisermos uma posição maior de 20% da carteira temos de apertar mais os stops, e se quisermos stops mais alargados temos obviamente de reduzir a posição do trade.

Position Sizing

Mais um excelente artigo do Ulisses no Caldeirão de Bolsa:
O cesto da vitória

Mais um Blog com algumas coisas interessantes para ler
Top Hedge Fund Employs 60 Scientists

Alguns cartoons de carácter financeiro na Yahoo:
Happy Hour


O PSI20 continua a ganhar interesse da minha parte para um bom movimento de alta no curtíssimo prazo.
Por agora é tudo e apesar de não ser feriado cá em Portugal, para os traders portugueses que negoceiam quase exclusivamente nos states, hoje é como se fosse fim-de-semana prolongado.
Até amanhã!

domingo, julho 03, 2005

Artigos de fim-de-semana

Deixo aqui alguns artigos interessantes sobre 'trading', a razão pelo qual somos traders/investidores e o importante aspecto psicológico por detrás de cada um de nós, que não pode ser ignorado..

No forum do trade2win.com um artigo interessante, "Why Trade?":
Why Trade?

E outros dois artigos em inglês da revista SFO:

WHAT’S IN YOUR HEAD? Becoming a Trader

Mind Machines: Re-Program For Success

São artigos gratuitos, mas caso tiverem problemas em aceder, penso que basta se registarem gratuitamente no site.
Um bom resto de fim-de-semana!

sexta-feira, julho 01, 2005

Canal Lateral

Os índices americanos continuam praticamente no mesmo sítio onde começaram esta semana.
Poderá ser uma indicação dos fracos movimentos e volume que seria de esperar com a chegada do verão, mas também com tanta boa notícia relativamente à economia americana isto bem que poderia estar um pouco mais movimentado..

Ainda estou a rever a lista das acções que acompanho e tentar ver se existem boas oportunidades para possíveis compras para a próxima semana. Atenção que 2ªfeira vamos ter feriado nos EUA com o dia da independência..

Entretanto a bolsa Portuguesa parece mostrar indícios de uma inversão de curtíssimo prazo na tendência descendente que temos vindo a ver nas ultimas semanas. Acho que títulos como PT, PTM, Brisa, Impresa, entre outros.. encontram-se a dar possíveis sinais de compra no curto prazo. Atenção que a tendência de médio prazo no PSI20 ainda continua a ser o de descida mas acredito numa boa hipótese da bolsa nacional vir a brilhar nas próximas semanas..

Entretanto vamos ver como o fecho semana nos states fica...

Fica para já o gráfico do PSI20, Bons Negócios!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?