sexta-feira, dezembro 30, 2005

Fecho anual

O último dia de negociação não está a ser maravilhoso, com os negócios da Nvidia e Autodesk a passarem pelos stops logo após a abertura dos mercados.

Neste momento apenas tenho ATYT em carteira e com o fecho anual será considerado como um negócio concluído ao preço de fecho e reaberto na 3ªfeira ao preço de abertura como o 1º negócio de 2006.

Vou tentar actualizar a lista dos negócios realizados este ano e para já ficam aqui algumas estatísticas:

Estatísticas:

(30 de Dezembro de 2005 - Negócios Concluídos)
Número total de trades: 63
Número de trades positivos: 29
Número de trades negativos: 34
% de trades com lucro: 46,03%

(A percentagem média de lucro de cada trade positivo acaba por ser bem maior que a percentagem média de perdas nos trades negativos)

Quando tiver mais tempo para fazer as contas irei colocar mais alguns dados.

Podemos verificar que a carteira foi bastante eficiente a evitar as descidas que assistimos nos primeiros meses do ano. O mesmo já não podemos dizer das subidas de Novembro, se muitos dos negócios não fossem liquidados tão cedo, neste momento a rentabilidade estaria muito acima.

Irei actualizar a rentabilidade depois do fecho de hoje mas só colocarei mais tópicos após 2ªfeira.

Uma excelente passagem de ano e óptimas entradas para 2006 ! Feliz Ano Novo!

Fecho anual nos suportes?

Os índices foram novamente puxados aos suportes inferiores do canal que temos vindo a ver ser negociado desde o início de Dezembro.

Provavelmente vamos fechar por aqui, sem muitas novidades na rentabilidade da carteira, e ainda com bom aspecto técnico caso o ano de 2006 abra em grande logo na 2ªfeira.

Vimos finalmente a ATYT subir e fechar acima dos $17 enquanto a Nvidia (NVDA) voltou abaixo, embora ainda acima dos $37.

Amanhã até seria bom ver o S&P500 ser encostado aos 1250 pois seria um bom longo, embora não convenha ao NASDAQ descer mais uma vez que está mesmo em cima do suporte:


O S&P500 no início de 2005 começou com uma vela bem vermelha, que antecedeu pesadas correcções para esse mês, e podemos voltar a questionar... será que a história se vai repetir? Ou iremos ter precisamente o contrário, com os índices a romperem novos máximos?

Não falta muito para termos a resposta... primeiro esperar pela primeira reacção e depois tomar a decisão certa (Long or Short)


Gostei de ver a Activision a contrariar a Bear Flag tal como suspeitava com a análise de ontem. Ainda precisa de subir um pouco mais para confirmar uma quebra e inversão de curto prazo mas para já promete:


O único título em carteira a comportar-se bem hoje foi a ATI Tech (ATYT) a fechar finalmente acima dos $17
Mesmo que o início do ano, comece mal para os mercados, este acaba por ser um dos títulos que conseguiu evitar qualquer tipo de correcção mais forte desde Setembro. Acaba por ser um dos títulos com fundamentais mais promissores a curto prazo, dentro das empresas de semicondutores(exceptuando as fabricantes de memórias flash) e com ainda espaço para subir:


Vamos é ver se não faz é o mesmo que hoje aconteceu com a Nvidia, com um breakout falso, não muito diferente do que vimos até agora.

Antes de dia 31 vou ver se actualizo o histórico dos negócios para este ano e atenção que os títulos que ficam em carteira durante o fim-de-semana irão ser considerados como fechados e reabertos na 2ªfeira como negócios de 2006 para facilitar os cálculos de rentabilidades anuais.

Bons Negócios e um feliz ano novo!

quinta-feira, dezembro 29, 2005

Gráficos e Padrões

Antes que o novo ano comece, irei deixar alguns gráficos com situações técnicas interessante, tanto para o curto prazo (1 semana e meia) como a médio prazo.

Apesar de encontrar muitos outros títulos interessantes, escolhi estes por deixarem padrões bastante clássicos no que respeita à análise técnica, os títulos são ATVI e ATYT, recentemente negociados aqui no blog, e BMW, ERTS e INTC.

Atenção que a BMW é cotada na bolsa alemã e o símbolo usado no yahoo será BMWG.F

Hoje comprei Nvidia com a quantia liquidada na SNDK. Comprei 1 cêntimo acima do que consideraria um sinal de compra para o preço de fecho ($38.11).

Na Activision (ATVI) temos uma típica Bear Flag, depois de rápidas correcções no mês de Novembro, continuando a ser um dos títulos mais promissores, na minha opinião, para os próximos meses.

Enquanto a situação a curto prazo pode apontar para mais descidas, este padrão ainda não está confirmado e existe uma boa hipótese da linha descendente a azul vir a ser quebrada em alta. Uma vez que o preço está realmente a encontrar suporte nos $13 Dólares, um Breakout em alta do preço será um importante sinal para subidas de curtíssimo prazo.


Na ATYT temos o inverso, uma Bull Flag, com uma resistência nos $17... mas um suporte ainda mais importante na linha a preto semi-logarítmica, com uma boa probabilidade de vir a romper em alta os 17 Dólares nas próximas semanas:


Na BMW temos uma LT de suporte ascendente ainda por confirmar mas com a vela de hoje já a dar um importante sinal de um novo swing ascendente. Se o título continuar a subir nas próximas sessões um target de curto/médio prazo será os 40€ :


Na ERTS temos a cotação a testar um já longo e velho suporte, na linha a preto, que muito provavelmente vai segurar o título, mesmo que não o empurre para novos máximos relativos. Será de esperar resistência nos $55 e no cenário mais optimista seria bom ver o preço vir a visitar os 60/61 Dólares:


Provavelmente este gráfico será mais uma análise de médio prazo do que o habitual curto prazo. A Intel é um dos pesos pesados do NASDAQ e acaba por ter uma estável e segura volatidade quando comparado com outros títulos. Típico padrão Bullish com a linha a preto a segurar o título caso corra tudo bem. Stops abaixo dessa linha e ordens de compra acima da linha azul, ou algures entre os 26 e 27 Dólares:


Por agora é tudo, já falta pouco para o fim do ano e para o fecho da carteira de 2005, amanhã temos mais. Bons Negócios!

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Nada de novo (por enquanto)

Os índices continuam com um baixo volume e uma baixa volatidade intra-diária.

Fui "stopado" na SanDisk algures nas primeiras horas de negociação, com o meu trailing stop nos $63.75. Acabou por ser um stop demasiado colado ao preço, o facto é que a cotação da SNDK já recuperou e parece que via fechar acima dos 64 Dólares.

A Autodesk por pouco não passou pelo Stop e a ATI Tech pouco mexeu. Destaque para a AMD e para a Nvidia (NVDA) que parece que vai finalmente fechar acima dos $38 e caso feche acima dos 38.10 irei muito provavelmente tomar uma posição longa com o montante que foi liquidado no negócio da SanDisk (SNDK).

O final desta semana, bem como o início da primeira semana de 2006, irão ser bastante interessantes e vou deixar as posições abertas mas com stops em posições estratégicas.

Por agora é tudo, actualizações de gráficos para mais tarde, Bons Negócios!

As taxas de juro e a economia

Ontem foi colocado um comentário interessante, num dos tópicos aqui do blog, pelo MV onde nos mostrava um link para um artigo no MarketWatch.

Podem ler o artigo aqui: Yield-curve inversion not seen in years

Poderão ver a "Yield Curve" Portuguesa aqui: Reuters - Yield Curve - Portugal

Apesar das preocupações dos americanos sobre a inversão da curva das taxas de juro, podemos ainda dizer que pode demorar alguns meses ou mesmo anos para que isso aconteça nos EUA e ainda mais tempo no caso da Europa e Portugal irem pelo mesmo caminho...

Sou bastante céptico no que toca a considerar a Yield Curve como um indicador fiável de que iremos ter ou não uma recessão. Existem dados fundamentais importantes que levam a essa conclusão e alguns exemplos an história da economia, mas nada que me deixa preocupado ao ponto de por em questão o normal funcionamento dos ciclos económicos.

Penso que eventualmente o que interessa são os ciclos económicos globais onde as Taxas de juro são apenas mais um factor a considerar. Para já a boa saúde da economia americana não dá sinais de voltar a entrar tão rapidamente numa recessão, como também com o início da retoma no Japão e na Europa os mercados globais dificilmente serão afectados tão rapidamente.

De qualquer maneira basta esperar para ver, uma vez que os mercados financeiros deverão sempre antecipar uma eventual quebra global da economia, pelo menos com alguns meses de antecedência. O importante é detectar a tempo as grandes mudanças e de relembrar que épocas de recessão e euforia fazem parte do mundo em que vivemos.

Os índices acabaram por fechar no vermelho mas ainda dentro do canal que temos vindo a ver ser negociado desde o início de Dezembro. Apesar de termos tido uma quebra da LT a castanho que traçei no gráfico do S&P, ainda estamos a tempo de vermos uma recuperação no final desta semana, caso os suportes aguentem os preços:


Títulos como a SanDisk já atingiram os objectivos hoje no seu máximo de $65.01 enquanto a Autodesk perdeu algum terreno mas continua acima dos $44, com o meu stop alargado ligeiramente abaixo.

Amanhã temos mais, Bons Negócios!

terça-feira, dezembro 27, 2005

Férias...

Hoje os mercados americanos estiveram fechados (2ªfeira) e vamos ver como corre a última semana deste ano, com o volume e volatidade habituais talvez só a regressarem lá para o final desta semana, 5ª ou 6ªfeira...

Será de esperar uma semana muito mais volátil e com bastante mais volume logo a partir de dia 2 de Janeiro...

O Nikkei parece finalmente estar acima dos 16.000 pontos. Amanhã vamos ver o que os mercados americanos e europeus têm a dizer.

Fica aqui uma quote para o dia:
"It is one of the great paradoxes of the stock market that what seems too high usually goes higher and what seems too low usually goes lower." - William O'Neil


Bons Negócios!

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Vésperas de Natal, dia típico, sem volume nem volatidade

A sessão americana de hoje está quase no fim, o último dia de mercados antes do natal, onde para não variar temos um volume bastante fraco e um dia sem grandes novidades.

No ano passado tivemos um mês de Dezembro ainda menos volátil que este, embora na última semana os mercados acabassem a descer, a antever a queda que tivemos logo nas primeiras semanas de 2005.

Esta 2ªfeira começamos a última semana de negociações deste ano e com o final do ano vamos voltar com a rentabilidade a 0% e voltar ao "principio". Irei actualizar o histórico de todos os "trades" realizados este ano e algumas estatísticas relevantes.

Para já os índices não dizem nada mas deixo aqui o gráfico do S&P500 desde o mês de Dezembro do ano passado:


Resta-me desejar um bom natal e boas festas a todos! Uma altura para deixar os mercados de lado e estar com a família... pelo menos até 2ªfeira! ;)



Bom Natal!

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Gráficos actualizados

Deixo aqui os gráficos actualizados dos 3 títulos em carteira juntamente com o da AMD que acabou de fazer novos máximos novamente, quebrando a barreira psicológica dos 30 Dólares. Mais comentários para amanhã mas para já aqui ficam:
ADSK

ATYT

SNDK

AMD


Por agora é tudo, amanhã vamos ter o fecho semanal antes do natal, Bons Negócios!

Compras de natal

Hoje os mercados continuam a subida, apesar de ainda estarem alguns pontos abaixo dos máximos deste ano, mas já com vários títulos com aspecto muito tentador.

Temos AMD, STX e SNDK em novos máximos e decidi comprar SNDK a meio da tarde depois de romper a barreira dos 60 Dólares logo a seguir à abertura.
Compra na SNDK a $60.70 com o resto do capital disponivel, estando agora 100% investido, e provavelmente irei manter as posições durante o fim-de-semana de natal e talvez para a próxima semana se tudo correr bem.

Qualquer destes três títulos está com um excelente aspecto e parece-me que muitos títulos já parecem estar a adiantarem-se aos índices relativamente à quebra em alta dos máximos anuais.

Vamos ver como vai ficar o fecho para depois actualizar os gráficos, Bons Negócios!

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Reacções natalícias

O S&P 500 e NASDAQ acabaram o dia ambos com uma vela diária bastante parecida, confirmando para já a reacção aos suportes, mas deixando ainda incertezas depois desta vela diária.

Com a aproximação do natal será de esperar que agora no final desta semana o volume desça e a volatidade igualmente. Para já o S&P 500 ficou com este aspecto, com o NASDAQ a não ficar muito diferente:


A Autodesk (ADSK) perdeu algum terreno, chegando a fechar abaixo dos $45, mas ainda deixando bastante espaço antes de dar um sinal de saída. Na ATYT não tivemos novidades, o que interessa mesmo é que esteja acima da LT ascendente.

Amanhã temos mais, Bons Negócios!

Notícias...

Seagate compra Maxtor... e a Maxtor (MXO) começa o dia a subir quase 50% ! Desta eu não esperava...
+ MXO/STX: Disk Drive Acquisition - Seagate will buy Maxtor in a $1.9B all stock deal. MXO shareholders will get 0.37 STX shares for each MXO share, a premium of approximately 60%. Seagate expects the deal will be accretive and backed its $2 FY06 outlook. Other disk drive makers: HTCH (started at OW buy JPM on Tuesday), KOMG (JPM started at Neutral yesterday), WDC (up 28% since 11/15).


Na Electronic Arts baixaram as previsões para os próximos meses, mas pelo aspecto do gráfico estamos numa situação de "Buy the news", pois as más notícias já foram bem descontadas nos últimos meses...
ERTS: Electronic Arts expects To Be 'Well Below' Q3 & Q4 revenue and EPS estimates.


Como esperado a ATI tem resultados razoáveis e sem muitas surpresas. Até a previsão do crescimento no próximo Quarter era esperada e por isso a cotação ficou praticamente inalterada, tal como eu pessoalmente esperava que fosse.
ATYT: Q1 Results Adj 10c vs 28c; Beats 4c Est; Sees 8-12% seq rev growth in Q2.


Os índices estão neste momento novamente colados às resistências e os já "míticos" 1270 pontos do S&P parecem estar a não querer deixar os touros passar. Entretanto vimos confirmada a linha de tendência ascendente que ontem traçei.
Bons Negócios!

Reacções aos suportes

Hoje fechamos o dia com reacções bem visíveis aos suportes, tanto nos índices como em muitos títulos que estou a acompanhar.
Foi fora do normal ver esta reacção ocorrer no mesmo dia tanto nos títulos em carteira como nos índices do S&P e do NASDAQ pois geralmente nem todas as acções reagem da mesma maneira. Acabei por verificar o mesmo movimento em vários títulos, com uma reacção ao suporte que confirma para já uma inversão de curtíssimo prazo.

Podemos ver o S&P 500 a formar uma nova linha de suporte ascendente que ainda considero temporária, que desenhei no gráfico a castanho, com quatro toques e ainda a precisar de confirmação nas próximas sessões.


O NASDAQ conta a mesma história com uma reacção ao suporte horizontal do máximo do mês de Agosto:


É bom ver títulos como a Autodesk e ATI Tech a reagirem de uma maneira muito parecida. Fica aqui o gráfico da ATYT a mostrar uma saudável reacção à LT ascendente (semi-logaritmica):

Atenção que vamos para Earnings antes da abertura de amanhã! Penso que a maior parte do "susto" está descontada, com os avisos que a empresa tem vindo a fazer, e estou disposto a passar por esse risco e apesar de não termos dados bons, estes também não mudaram muito de aspecto desde os últimos resultados.

Foi bom ver títulos como AMD a entrarem em novos máximos e se amanhã espero ver subidas ligeiras nos índices, confirmando para já o cenário de swing ascendente, o que pode resultar num fecho semanal positivo mesmo que colado aos máximos deste ano.

Amanhã(4ªfeira) logo saberemos se temos a confirmação deste padrão técnico ou não, Bons Negócios!

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Divergências

O NASDAQ fechou hoje com "pesadas" correcções, juntamente com o S&P a descerem até à linha de suporte do canal que têm vindo a ser feito desde o máximo no fim de Novembro.

Não considero esta descida no NASDAQ muito grave uma vez que o índice do S&P 500 e do Dow não acompanharam, ou seja, a descida foi bastante grande em alguns títulos tecnológicos mas não se verificou isso no mercado em geral.
Outra das razões para estar pouco preocupado com este desfazamento é o facto do Composite ter fechado colado aos 2220 pontos, que acaba por ser um dos suportes horizontais de longo prazo(máximos de Agosto):


O S&P 500 ainda ficou bem acima da linha inferior do canal:


Os títulos em carteira acabaram por não sofrer com as descidas que vimos no NASDAQ e por isso vou deixar que amanhã os índices se decidam antes de tomar quaisquer decisões.
Esta divergência pode significar um movimento importante a curto prazo como também apenas mais uma volatidade no mercado sem nenhum efeito significativo. Amanhã logo se verá, Bons Negócios!

Compras na Autodesk

Eram 15 horas quando a Autodesk já ia bem acima da resistência e preço de compra que coloquei na análise de ontem. Comprei com 1/3 da carteira acções da ADSK a $45.55 cada

Neste momento estamos com uma subida bastante rápida em vários títulos com especial destaque para os novos máximos da Google e para uma subida na abertura na ATI Tech ao recuperar acima dos 16 Dólares.

Os mercados estão a ficar com bom aspecto mas neste momento o S&P 500 já está com dificuldades em passar acima dos 1270 pontos. Irei actualizar os gráficos depois do fecho, agora resta esperar para ver se a actual situação técnica se mantém até ao fecho.

Bons Negócios!

domingo, dezembro 18, 2005

Gráficos para esta semana

Deixo aqui alguns gráficos dos títulos que estou a acompanhar com mais atenção.
Alguns estão já a dar sinais interessantes de subidas a curto prazo como também possíveis boas situações técnicas caso os índices entrem em novos máximos nas duas próximas semanas.

Todos os títulos analisados nos gráficos estão com aspecto Bullish e deixei a "Short List" para depois..

A Autodesk (ADSK) está a comportar-se bem desde a Gap de descida a meio de Novembro e ficará com bom aspecto para uma possível entrada se romper acima dos 45 Dólares, ou no suporte de longo prazo na linha inferior a preto:


Na Activision (ATVI) apesar de eu ter sido forçado a sair da posição com a ordem de Stop, após o pequeno susto de dia 15 de Dezembro, com a previsão de dados financeiros que a empresa revelou, acaba por ainda estar acima do suporte dos 13 Dólares.
Deverá continuar a tendência de subida de longo prazo com a subida incrível que teve nos últimos dois anos.


ATI Tech continua ainda tecnicamente acima do suporte (ligeiramente abaixo dos $16) e acima da LT ascendente de médio prazo. Vamos ver se aguenta estes suportes e não me admirava se fosse abaixo destes preços apenas durante uma ou duas sessões para fazer "saltar" as mãos fracas. Mas atenção que todo o cuidado é pouco...

Com novos máximos relativos que apontam para uma inversão de médio prazo, depois das descidas desde Setembro, o título poderá prometer a curto e médio prazo:


A confirmação da quebra da LT superior a cinzento ainda é bastante incerta e precisa de uma confirmação. Está com aspecto de querer voltar à linha de suporte ascendente a laranja antes de voltar para cima:


Dia 12 de Dezembro, 2ªfeira, deu um sinal de compra que eu tomei nesse dia na minha carteira. Acabei por não assumir a mesma posição na carteira do Blog mas não deixa de ser uma boa oportunidade logo que o título corrigir ao tentar ultrapassar a barreira dos $60 ou se continuar a subir com força em direcção a novos máximos:


A SeaGate(STX)tem vindo a ter um fantástico rallie desde o início de Novembro. Qualquer fecho acima dos 20 Dólares justifica uma entrada como também uma ida e reacção no suporte na linha a azul. Um stop abaixo dos $19 poderá evitar o risco do título vir a corrigir rapidamente:


A RedHat (RHAT) parece estar "encurralada" dentro de uma cunha ascendente, mas qualquer fecho acima deste padrão pode vir a provocar ainda mais subidas de curto prazo neste títulos. Um stop abaixo da linha a preto será o mais seguro:


Por agora é tudo, resta-me desejar um bom início de semana, boas compras para o Natal(compras de presentes e de acções ;) ) e Bons Negócios!

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Final da semana sem Touros...

Temos títulos a ameaçar novos máximos como títulos a demontrar boas oportunidades para Shorts.

Neste momento a única razão pela qual ainda tenho ATI Tech na carteira é porque ainda está dentro do canal ascendente e ainda acima do stop alargado que deixei para este título.

Na 2ªfeira se reagir em alta irei colocar um stop nos $15.75

Títulos como Autodesk (ADSK) estão com bom aspecto, enquanto títulos como AMD parecem estar com problemas em romper para novos máximos. A Google está a atacar também os últimos máximos enquanto títulos como SanDisk (SNDK) arrancaram bem agora no final da semana.

O S&P500 estava com bom aspecto nos últimos dias mas acaba hoje por fechar abaixo da barreira dos 1270. O mais provavel será ver os 1250 pontos serem visitados novamente para a próxima semana e seria bom ver novamente o índice a testar os máximos anuais antes do fim do ano.

Vou ver se actualizo alguns gráficos, bem como o gráfico da grande volatidade que a rentabilidade da carteira está a ter esta semana, por agora é tudo Bons Negócios e Bom Fim-de-semana!

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Vendas...

Activision acabou por abrir ligeiramente acima do fecho no Afterhours.

Acabei por colocar uma ordemnos $13.65 quando o título chegou ao seu máximo do dia, nos 13.90 Dólares.

Entretanto não pude acompanhar o resto da sessão... o título continuou a perder força e passou pelo stop nos 13.65 Dólares. Neste momento está a negociar perto dos $13 mas não vejo razão para reentrar no título.

Títulos como SNDK, que estava para entrar no inicioda semana, acabaram por ter uma excelente sessão para hoje. Em principio não irei fazer compras com o S&P novamente abaixo dos 1270.

Só poderei fazer actualizações amanhã antes da abertura, por hoje é tudo, Bons Negócios!

Derrocada na Activision

Hoje as acções da activision tiveram um bom comportamento, fechando a subir 5.3%, mas os mercados surpreendem-nos sempre...

No afterhours a empresa lança uma revisão dos resultados, prevendo uma quebra nos resultados, e mesmo que estes sejam bons não deixa de ser uma estimativa abaixo do esperado e geralmente o mercado penaliza isso seriamente.

Fechou o afterhours nos $12.5, ou seja, uma descida de -8% relativamente ao preço de compra!
Obviamente que os stops irão disparar logo na abertura mas uma vez que estamos bastante abaixo desses niveis irei esperar por um melhor preço para vender.
Para já irei colocar uma venda nos 13 Dólares mas caso o preço recupere no pre-market irei ver se é possível manter a posição caso exista indicações de que o preço irá recuperar nos próximos dias.

A notícia foi assim:

Activision Warns Of Lower Sales, Earnings
SAN FRANCISCO (Dow Jones) - Video game publisher Activision Inc. on Wednesday afternoon slashed its profits and sales forecast for the current third quarter as well as the remainder of its fiscal year.

Shares of Activision (ATVI) slid 14% in after-hours trading after a halt on the stock was lifted following the announcement. The shares closed the regular session up 72 cents at $14.30.

The Santa Monica-based company said the shortfall is partially attributable to soft-than-expected sales of its game titles in October and November. Further, the company said its operating results for the quarter would be disproportionately affected by heavy marketing spending to promote its holiday launch slate.

Although Activision did not provide specific projections, the company said its earnings for the third quarter ended December 31 would be "significantly lower" than previously forecast.

"For the quarter, we still expect to generate significant revenues; however, we are disappointed that our earnings performance will come in substantially below our previous outlook," Michael Griffith, CEO of the company's publishing unit, said in a statement.

The company also said its fourth quarter earnings would be below expectations because of lower-than-expected catalogue sales.

Last month, Activision said its third quarter earnings would be 52 cents a share on revenue of $790 million. In the fourth fiscal quarter, Activision had expected 5 cents a share on sales of $226 million. For the full fiscal year, Activision has said earnings would be 52 cents a share with revenue coming in at $1.48 billion.

The company was hoping strong earnings in the current quarter would provide the bulk of its profits as the window contained a full slate of eight titles for retail, including "Tony Hawk's American Wasteland," and the action game "Call of Duty 2" for the new Xbox 360 console.

During the quarter, Activision had expected a warmer consumer reception to two internally-developed titles: "True Crime: New York City" and "GUN."

(END) Dow Jones Newswires


Por agora é tudo pois amanhã vai ser um dia atarefado, Bons Negócios!

quarta-feira, dezembro 14, 2005

O tal canal...

Ontem parecia um bom dia de antecipação à quebra em alta do canal que têm vindo a segurar os índices nestas últimas semana. O dia de hoje parece estar a mostrar um bom teste à resistência mas penso que existem hoje boas probabilidades de vermos os 1270 pontos serem vencidos..

Os dados do Fed de ontem juntamente com algumas notícias do país do sol nascente (e um movimento brusco do Yen vs Euro e Dollar) parecem estar a servir como catalisadores... vamos ver se ainda é esta semana que vemos novos máximos, ou novos mínimos relativos.

Na bolsa nacional a PT foi a estrela de hoje, eu diria que desde os 7,5€ a PTC têm sido na minha opinião uma autêntica acção de Ouro ;)

S&P500 a testar os 1270:


Por agora é tudo.. ATYT a perder hoje o que a ATVI ganha, poucas novidades para já, Bons Negócios!

terça-feira, dezembro 13, 2005

Mais uma subida...

Mais uma subida nas taxas de juro nos EUA, agora a 4.25%, com o discurso do Fed a mudar pouco mas já a antecipar um possível fim para as subidas constantes das taxas..

Entretanto o mercado reagiu e encontra-se bastante positivo para o S&P500 e com subidas ligeiras no NASDAQ.

Fica aqui o artigo do Money.com relativamente à decisão do Fed:
Fed raises rates again
Greenspan & Co. boost short-term rates to 4.25% but signal that an end to rate hikes is in sight.
December 13, 2005: 2:30 PM EST
By Paul R. La Monica, CNNMoney.com senior writer


NEW YORK (CNNMoney.com) - The Federal Reserve raised the target for a key short-term interest rate Tuesday by a quarter of a percentage point. The rate hike was widely expected by investors and economists as the economy continues to show signs of strength.

But the central bank also modified its closely-watched policy statement, a move that many analysts believe is a sign that the Fed may finally be nearing an end to its campaign of boosting interest rates.

The Fed did keep the term "measured", a word it has used to describe its approach to monetary policy since its May 2004 meeting. But it got rid of the phrase "policy accommodation can be removed," language that Fed watchers have typically interpreted to mean that many more rate hikes were on the way.

Instead, the Fed said that "some further measured policy firming is likely to be needed to keep the risks to the attainment of both sustainable economic growth and price stability roughly in balance" and added that "the Committee will respond to changes in economic prospects as needed to foster these objectives."

The Fed also indicated that inflation was something it was still keeping a close eye on, but added that "core inflation has stayed relatively low in recent months and longer-term inflation expectations remain contained." The Fed used the same language to describe inflation in its last statement in November.

The Fed also said that higher energy prices this year and the effects of Hurricanes Katrina, Rita and Wilma did not appear to be having a major negative impact on economic growth. "Despite elevated energy prices and hurricane-related disruptions, the expansion in economic activity appears solid," the Fed said.

Ethan Harris, chief U.S. economist with Lehman Brothers, said that the Fed probably has room to raise interest rates a few more times since the economy has shown no significant signs of weakening despite some obstacles.

"It's a Reggie Bush economy, running around and leaping over all problems," said Harris, referring to the Heisman Trophy winning USC running back known for his uncanny ability to escape would-be tacklers.

Stocks, which were mixed before the announcement, moved higher following the Fed's decision. Bonds were trading slightly higher, pushing the yield on the 10-year Treasury note to 4.54 percent. (Bond prices and yields move in opposite directions.)

The Fed has increased rates by a quarter of a point at its past thirteen meetings, dating back to June 2004. The federal funds now rate stands at 4.25 percent, its highest level since March 2001. Banks use the federal funds rate in order to determine overnight lending rates, which impact how much consumers and businesses pay for various types of loans.

Tuesday's meeting is the second-to-last for Federal Reserve chairman Alan Greenspan, whose term will end in January. Ben Bernanke, a former Fed governor, will take over for Greenspan and his first policy meeting as Fed chair will take place on March 28.


Neste momento alguns títulos como SNDK, NVDA e ATYT a reagirem bem.
Se até ao fecho tudo correr bem irei fazer uma compra na SNDK caso o título feche bem acima dos 51 Dólares. Bons Negócios!

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Reunião do Fed amanhã

Amanhã iremos ter mais uma reunião do Fed e provavelmente uma nova decisão de subida nas taxas de juro de +0,25%. Enquanto nas outras reuniões as subidas foram as esperadas e o discurso nunca chegou a mudar muito, amanhã as coisas podem mudar...

Existem indicações de que o Fed poderá parar com as subidas continuas nas taxas de juro, que têm vindo a acontecer durante este ano. Caso o Fed decida parar, durante um tempo, as subidas das taxas, isso será bastante positivo para os mercados.
Gráfico do Fed Funds Rate nos últimos 5 anos:


Será de esperar alguma volatidade amanhã nas últimas horas antes do fecho americano.
Hoje os índices não parecem querer se mexer muito, com apenas ligeiras correcções até agora.

Continuamos dentro do canal no S&P500 e o NASDAQ Composite encontra-se praticamente na mesma situação:


Amanhã poderá ser um dia muito interessante e quem sabe iremos assitir à quebra de uma das linhas deste canal. Bons Negócios!

Antevisão

O S&P 500 fechou a semana ainda dentro do canal e provavelmente prepara-se para mais uma semana dentro deste a não ser que tenhamos alguns dados económicos ou empresariais que provoquem uma reacção visível nos índices.


Ficam aqui também os gráficos das 3 compras da semana passada, mostrando a quebra na cotação da RHAT(que foi "stopada") e ATYT como também a subida na ATVI:




Por agora é tudo, um bom início de semana e Bons Negócios!

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Final de Semana...

Esta semana estava à espera de correcções, o que acabou por acontecer, mas também de algumas oportunidades para entrar longo, daí ter entrado nos três títulos em carteira.
Sabia bem que os índices tinham uma boa probabilidade de lateralizarem, o que acaba por ser uma má altura para negociar a curto prazo, seja em que direcção for...

Deixei stops bastante alargados, nos últimos dias, mas hoje puxei o stop da RedHat (RHAT) para os $24.80 que acabaram por ser atingidos a meio da tarde. Vou provavelmente acabar a semana apenas com a ATVI (com bom comportamento para hoje) e ATYT em carteira, sem fazer novas compras e de olho nas duas linhas de resistência e suporte.

Alguns títulos estão em situações interessante como a AMD, ADSK, STX, DELL, entre outros..

Alguns dos títulos que considerei para Shorts na semana passada, como a EBAY por exemplo, encontram-se neste momento numa boa altura de mais-valias.

Por agora é tudo, vou tentar actualizar alguns gráficos este fim-de-semana. Resta-me desejar um bom fim-de-semana e Bons Negócios!

Dentro do Canal

Quando vimos o S&P visitar os 1250 pontos, num movimento de correcção no final de Novembro, e de seguida voltar acima mas sem fazer novos máximos, coloquei o comentário no gráfico de que poderiamos ficar durante mais uma semana dentro deste canal.

A ideia acabou por se concretizar, mas neste momento penso que poderemos ficar ainda mais outra semana a ver movimentos laterais, enquanto o preço não rompe uma das linhas horizontais a azul:


Até agora o movimento está a ser bastante parecido ao de finais de 2004 e a questão será se iremos ter movimentos de correcção fortes logo no inicio do ano de 2006, ou se iremos ter uma continuação deste rallie.

Neste momento a carteira sofreu uma pesada perda, para apenas um dia, mas se subirmos mais uns pontos até à parte superior deste canal será de esperar que os títulos em carteira recuperem parte destas correcções nas próximas sessões.

Bons Negócios!

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Suportes

Neste momento encontramo-nos perto dos suportes, com o S&P 500 a usar a linha dos 1250/1255 pontos, com alguns títulos a encontrarem alguns suportes depois das descidas dos últimos dias.

RHAT encontrou suporte nos 25 Dólares hoje e quem está a ter um excelente comportamento acaba por ser a Autodesk,que acabei por não comprar na carteira do Blog, que visitou hoje a resistência dos 45 Dólares (que representam o preço mínimo antes da "Gap Down" ter ocorrido no gráfico a 18 de Novembro).

Podem ver o gráfico da ADSK aqui.

Por agora é tudo e vamos ver se o S&P vem mesmo ao suporte dos 1250 e se depois iremos ter um movimento de alta até à parte superior do canal. Bons Negócios!

terça-feira, dezembro 06, 2005

S&P500, RedHat, Activision e Autodesk

O S&P500 acabou por ter mais uma sessão curiosa, com uma vela que pode deixar alguns receios de uma eventual inversão de curtíssimo prazo, como também demonstrar que o índice já está a usar a linha a verde como suporte:


Na Activision tivemos uma descida em contra-ciclo, o que geralmente não costuma ser nada bom, mas em termos fundamentais não vi razões para esta descida, e tal como na Autodesk, esta pode ser uma boa altura de reentrada.

Fui esperando para que o título fosse gerar um sinal de compra de acordo com o método da Média Móvel dos máximos dos últimos 3 dias, que costuma ser um bom indicador de compra, evitando andarmos à procura de fundos que podem não existir.
Acaba por ter um stop logo abaixo do mínimo da sessão de 6ªfeira ($12.94):


Na RedHat temos um clássico sinal de compra no indicador de MACD juntamente com um fecho em novos máximos. Dia 1 de Dezembro acabou por ser o melhor dia de entrada mas acabei por esperar pelos novos máximos para entrar neste título com a carteira do Blog:


Deixo aqui também o gráfico da Autodesk que acabou por dar um sinal bastante visível ao fechar em alta, acima do preço de abertura, depois da "Gap Down" que fez a 18 de Novembro.

Penso que a curto prazo é um dos títulos mais fortes e em vias de vir bater novos máximos:


Atenção que apesar destas compras, os índices ainda se encontram dentro do canal que mencionei no início da semana, e que podemos ainda passar mais uma semana sem fazer novos máximos ou mínimos relativos. Ainda é preciso uma confirmação do S&P 500 fechar acima dos 1270 pontos para entrarmos numa situação menos arriscada para mais compras.

Bons Negócios!

Compras... e mais compras

Ontem o site do Blogspot esteve durante algumas horas indisponivel e não me foi possivel actualizar o Blog..


Hoje temos novidades... sinais de compra em várias techstocks, sinais de sobrecompras, inversões, etc..

Para resumir comprei 1/3 da Carteira na ATVI($13.58) e 1/3 na RHAT($25.70) todas a preço de fecho, mesmo no último minuto de negociação...

Vou actualizar os gráficos e a performance da carteira dentro de uma hora, Bons Negócios e cuidado que nem tudo são razões para estar longo! Até já!

domingo, dezembro 04, 2005

Revisitando as análises

Comparando os resultados, após uma semana de ter feito a análise, os resultados foram os seguintes:

Movimentos acertados: ADSK, EBAY, MLNM, WLP, MOT,

Movimentos errados: GOOG, AAPL, RFMD, PDLI, AMD

Acabou num resultado 50/50, o que quer dizer que mais vale jogar uma moeda ao ar, ou talvez não uma vez que a maioria dos títulos (8 deles) eram análises Bearish, quando estamos em pleno Dezembro, rallie de Natal.

Por vezes mais vale apostar nas subidas, mesmo que em novos máximos ou sobrecompras. Não se deve brincar com o "efeito Natal" e o seu típico Rallie... muitos dos investidores que estavam com opiniões Bearish em Outubro certamente que hoje ja estão fora das antigas posições curtas, ou então com uma conta bem mais pequena...

Entretanto a opinião diverge, com alguns a opinar que teremos ainda novos máximos até ao fim do ano, ou vamos para baixo a partir de agora... A minha opinião de curtíssimo prazo continua a ser de eventuais correcções mas já acredito num fecho positivo para esta próxima semana.
Fico por isso com expectativas de descidas ou movimentos laterais nos próximos 3 dias, usando os máximos como resistência, e continuo a achar que até ao fim do ano iremos ter novos máximos..

O tema da recuperação económica Japonesa e Europeia parece uma constante nos canais/sites de informação financeira, bem como também a "pujança" já bastante "palpável" da economia Americana.
O Bull Market de longo prazo ainda está bem de saúde e recomenda-se...

Neste momento grande parte dos títulos analisados na semana passada encontram-se com bom aspecto para subidas a curto prazo (ADSK, AMD, PDLI) bem como continuação de descidas(WLP e MLNM) e possivelmente algumas correcções de curtíssimo prazo (AAPL e RFMD).

O S&P 500 está com outro aspecto e se não formos para novos máximos podemos ficar durante um tempo entre os máximos de Agosto deste ano e os máximos anuais da semana passada. De qualquer maneira ainda é muito cedo para podermos tentar prever qualquer movimento, com algumas certezas, para as últimas semanas do ano:


Entretanto o Nikkei, principal índice bolsista japonês, continua a bater novos máximos de uma maneira cada vez mais rápida.
Custa acreditar que foi dia 21 de Setembro quando comentei, no Caldeirão de bolsa e aqui no Blog, o facto do Bull market Japonês estar com um excelente aspecto... e passados dois meses já subiu mais 2250 pontos!


Boas "Touradas" e Bons Negócios para esta semana!

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Actualizações

Na ATI Tech tivemos uma ligeira subida ainda com a LT ascendente a suportar o movimento.
Na AMD temos novos máximos com um fecho perto dos 28 Dólares. Claro que já podia estar dentro mas acho que o título ainda se encontra sobrecomprado e talvez 2ªfeira seja um melhor dia para tomar decisões...


Um dos títulos europeus que está numa situação bastante interessante e hoje parece ter fechado com bom aspecto é a BMW, que caso rompa em alta os 38€ pode vir rapidamente visitar os 40€ a curto/médio prazo.



Amanhã irei dar uma volta pelos títulos analisados a semana passada, comparar os resultados e ver o que mudou durante esta semana para esses títulos.

Um Bom fim-de-semana e Bons Negócios!

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Compras provisórias...

Decidi fazer uma compra, com 1/3 do montante total da carteira, na ATI tech. agora no fecho a $16.68

Tenho bastantes títulos com sinais extremamente Bullish, como o caso da RFMD, AMD, AA e não só... a generalidade dos títulos americanos estão a dar fortes sinais de curto prazo, mas o facto de termos tido uma correcção tão breve deixa-me de certa forma preocupado e mais com vontade de proteger o capital do que arriscar.

A compra na ATYT têm um stop relativamente colado à cotação mas é o facto do título estar "protegido" por uma linha de tendência ascendente que me fez aceitar esta compra do que tentar em títulos como AMD ou AAPL que ainda têm suportes bem abaixo, apesar destes títulos estarem em novos máximos históricos.

Vou tentar actualizar os gráficos mais logo e fazer o update de certas situações técnicas que estamos a ver em alguns títulos. Bons Negócios!

Reacção de suporte.. E Seagate On Fire!

O S&P 500 parece ter reagido bem ao suporte dos 1250 pontos que referi ante-ontem.

Por agora o mercado parece estar a reagir positivamente mas ainda não tenho indicações seguras que isto poderá ser o fim das correcções de curto prazo. O S&P esta neste momento com este aspecto:


A STX vai neste momento a cotar já perto dos 20 Dólares... ainda não sem bem a razão mas já é tempo de liquidar... vou aguardar para ver o que se passa e provavelmente liquidar a posição perto dos 20 Dólares.

Bons Negócios!

Actualização

Com a boa performance da Seagate perto da abertura puxei o trailing stop para os 19.25 Dólares, para depois ver a cotação ir rapidamente até aos 19 Dólares.
Neste momento estou totalmente liquido com a venda da Seagate (STX) mas não significa que continue assim até ao fecho.
Pelas indicações dos índices, deverei ter de tomar alguns sinais bastante fortes de compra, ainda para a sessão de hoje, se o fecho dos índices não recuarem com o que já ganharam até agora.

Por agora é tudo, uma continuação de Bons Negócios e bons Short Coverings ;)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?