quarta-feira, setembro 27, 2006

Ainda novos máximos

Os índices continuam a fazer previsivelmente novos máximos, mas talvez sem muito espaço de para subir, agora que o melhor seria o mercado corrigir até ao suporte feito pelos máximos anteriores, antes de resumir a tendência ascendente.

O Nikkei neste momento é o único que não está a acompanhar a performance dos mercados americanos e europeus. Eu neste momento ficaria mais optimista para o mercado Japonês e mais neutro nos outros.


Vamos agora dar uma vista de olhos em alguns títulos americanos em particular:

A Ford (F) aponta para mais descidas de curto prazo. O facto de também não ter conseguido fazer novos máximos relativos no ultimo swing ascendente, pode indicar que este título irá sofrer mais correcções nas próximas semanas.
A nível fundamental a Ford continua com problemas financeiros mas pode se apresentar como uma boa oportunidade de sub-valorização com o longo e muito longo prazo em vista.
Como investimento para os próximos anos eu iria esperar pelo fim de Outubro para entrar neste título.
A curto prazo é uma boa oportunidade para entrar curto na quebra dos $8


A THQI continua com uma tendência ascendente bastante agressiva, quase sem espaço para correcções, deixando muitos Touros de lado à espera de uma melhor altura para entrar.
Eu não recomendaria uma entrada nesta altura do ano, e a estes preços, mas uma correcção até aos $27 ou $28 e uma reacção aos suportes seria uma boa oportunidade para uma entrada neste título:



A Sandisk (SNDK) encontra-se num suporte interessante, algures entre os $54 e $55, mas o melhor será esperar pelos próximos dias que podem vir a trazer novidades.

Entretanto a AMD hoje teve uma descida que deixou o título abaixo de uma LT ascendente, podendo vir a sofrer algumas correcções a curto prazo.

Por agora é tudo, Bons Negócios!

terça-feira, setembro 26, 2006

Máximos anuais...

Contra muitas das previsões, e dos consensos do sentimento geral dos investidores, o S&P500 acabou por começar esta semana a fazer máximos anuais, provavelmente deitando abaixo a esperança de muitos Bears de que este seria um mês negro...

A 3ªsemana de Setembro acabou mesmo por fechar negativa, com a sessão da passada 6ªfeira a ameaçar mais descidas, que acabaram por não se concretizar com a sessão de hoje (2ªfeira).

As estatísticas voltaram a ganhar com a 3ªsemana de Setembro, mas deram muito pouco a ganhar para quem tentou aproveitar-se deste pequeno "fenómeno" sazonal.

Neste momento o S&P500 está a estrear novos máximos mas eu gostaria de ver uma grande e saudável vela branca acima da linha superior verde.

Não seria uma razão para ir correr a comprar algumas acções, mas um pull-back ao suporte nos dias seguintes seria o melhor.
Uma vez não parecem faltar suportes entre os 1300 e 1330 pontos no S&P, para já não vejo razões para pensar em abrir novos curtos, excepto se o mercado voltar a dar o dito por não dito e fechar abaixo dos 1300 pontos nos próximos dias/semanas.

Hoje foi certamente um bom dia para levantar os curtos rapidamente, ou ser "stopado" pelas subidas.

Entretanto o preço do crude chegou mesmo a negociar abaixo dos $60 mas neste momento já reagiu ao suporte deste valor bem redondo e os futuros já vão a negociar acima dos $61. (Eu diria que é uma boa altura para ir encher o depósito...)

Bons Negócios!

quinta-feira, setembro 21, 2006

Correcções a caminho?

Tivemos uma reacção esperada de resistência a mais subidas nos novos máximos históricos do S&P500.

O mercado acabou por voltar atrás mas neste momento eu esperaria que o mercado fosse abaixo da linha horizontal a azul para abrir alguns curtos mais sérios. Para já deixo algumas "breves" posições curtas no mercado.
De qualquer das formas não vejo razões para abrir longos nesta altura.


Esperar para ver se temos correcções decentes amanhã, e ver se as estatisticas este ano não ficam estragadas para as típicas correcções de Setembro.

Bons Negócios!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Crude para Sul, Bolsas para Norte?

Hoje o Fed decidiu não alterar as taxas de juro e o mercado acabou por ficar inalterado desde o movimento de alta logo na abertura.
A descida do crude até pode ter ajudado para o recente rallie nas acções, mas não esperem que esta relação continue por muito tempo.

Agora temos finalmente a resistência de novos máximos deste BullMarket.

Ver o S&P500 acima dos 1330 será um sinal muito bom para os Touros, tanto a curto como a longo prazo, mas tendo a atenção de que em Outubro devermos sofrer algumas correcções, mesmo que nos deixem bem acima dos suportes que interessam.

Agora sim estou à espera de algumas correcções e amanhã será a melhor oportunidade para abrir alguns curtos, caso os índices não consiguem romper para cima.
Desde que o fecho das próximas sessões não seja acima destes máximos, será uma boa oportunidade para abrir curtos por alguns dias.



O petróleo também já está perto do suporte dos $60, o que pode significar uma nova tendência descendente de médio prazo, e uma boa notícia para quem anda muito de carro (só faltava era a Galp e companhia acompanharem realisticamente a descida do preço do Crude)

Por agora é tudo, Bons Negócios!

terça-feira, setembro 19, 2006

Ursos de Setembro

Hoje tivemos finalmente um (esperado) dia de descidas...

Apesar de amanhã termos mais uma reunião do Fed, eu diria que esta semana vai voltar a ser mais uma típica 3ªsemana de Setembro de correcções.

O S&P500 foi novamente empurrado para o novo suporte, a Yahoo anúnciou que os resultados vão sair de acordo com as estimativas mais baixas, com os investidores a penalizarem seriamente a cotação com uma descida acima dos 10%.

Na minha opinião esta é uma boa altura para começar a fazer uma boa lista de shorts e começar a fechar longos.
Chart S&P500

Alguns Shorts de interesse: AAPL, C, CNET, MMM, NVDA, RMBS
(atenção que são para eventuais correcções de curto prazo, alguns destes títulos encontram-se em tendências de médio prazo bastante positivas)

Por agora é tudo, Bons Negócios!

segunda-feira, setembro 18, 2006

Leituras para esta semana

Para quem ainda não leu o "Come Into My Trading Room" do Alexander Elder, e não está com disposição para encomendar a versão original do livro, deixo aqui a informação de que a tradução em português do livro já se encontra à venda em livrarias portuguesas.

Apesar da tradução do título ser na minha opinião mal traduzido e também ser uma tradução de uma editora brasileira, não deixa de ser a tradução de um livro muito recomendado para quem quer aprender análise técnica e a "arte" do trading, bem como money management(tamanho das posições), etc..

Aprenda a operar no mercado de acções - Editora Elsevier - Campus


Atenção que também existe a versão portuguesa do livro anterior do Alexander Elder.
Só existem realmente estes dois livros traduzidos, e este é o mais recente, praticamente com os mesmos conteúdos do outro livro mas mais completo e actualizado.

Encontrei-o em algumas livrarias em Lisboa na área do Saldanha, mas não confundam com o livro anterior do Alexander que está em maior número.

Se preferirem a versão inglesa, podem-na encomendar na amazon aqui:


Bons Negócios!

sexta-feira, setembro 15, 2006

A espera continua

Os índices continuaram a sua caminhada na sessão de ontem e apesar de fecharem praticamente neutros, continuaram a romper em alta possíveis resistências, tornando-as agora em suportes.


Entretanto podemos encontrar muitos títulos em situações semelhantes, ou colados a resistências, ou ligeiramente acima delas.

Para já irei continuar a esperar, principalmente com a "terrível" 3ªsemana de Setembro logo ao virar da esquina.

Autodesk e Seagate são dois bons exemplos:
Autodesk (ADSK)


Seagate (STX)


Vamos ver se a sessão de hoje (6ªfeira) irá mudar a situação técnica dos gráficos.

Bons Negócios!

terça-feira, setembro 12, 2006

Olhem as subidas! Mas cuidado...

Mais um dia de subidas nos índices americanos, com o resto dos índices a seguir mais ou menos a mesma tendência (excepto o DAX que hoje fechou num negativo quase neutro).

Atenção que estas subidas podem não ser mais do que um swing ascendente de curto prazo. Perfeitamente negociável para traders de curto prazo mas pouco fiável quando temos ainda duas semanas de Setembro pela frente, com Outubro logo ao lado.

Os índices ainda não romperam novos máximos relativos, e só se isso acontecer no fecho de hoje ou nos próximos dias é que será uma indicação de que a tendência irá continuar em alta.

Se os índices não conseguirem romper este máximo relativo então poderemos vir a ter problemas. Deixo aqui o gráfico do NASDAQ Composite com o seu máximo relativo na linha horizontal a negro:


(O S&P500 está na mesma situação, já a "atacar" o máximo relativo dos 1314 pontos, mas ainda temos 1 hora de sessão pela frente, esperar para ver...)

Grande parte dos títulos continuam a subir mas neste momento eu prefiro proteger o capital deixando apenas uma ou outra posição Curta e Longa mas com quantidades pequenas.

Bons Negócios!

segunda-feira, setembro 11, 2006

11 de Setembro

Hoje tivemos um dia neutro, provavelmente com os investidores americanos a prestarem mais atenção ao aniversário do 11 de Setembro do que ao mercado.

O S&P500 continua sobre os suportes deixando praticamente qualquer cenário possível nos próximos dias. Atenção que esta é a 2ªsemana de Setembro e na próxima semana será de esperar uma semana negativa, tal como tem sido nos últimos anos.
(charts S&P 500)

A Autodesk voltou acima dos $33 e neste momento existem muitas boas oportunidades de negócios, mas ainda quero esperar os dias que sejam necessários para que se formem as melhores oportunidades de risco/ganho e os padrões mais previsíveis.

Continuar de fora e esperar para ver o que o mercado tem para nos dizer.

Bons Negócios!

sexta-feira, setembro 08, 2006

S&P500 nos suportes

O S&P500 foi novamente contra os suportes, depois de duas sessões seguidas de correcções, deixando agora uma serie de suportes logo abaixo para sustentar ainda mais sessões negativas.

Temos a linha ascendente a negro como suporte, os 1290 pontos e ainda a média móvel dos 200 dias já perto dos 1280 pontos:


Entretanto na Autodesk tivemos a confirmação da quebra da LT a azul, com o stop na posição logo abaixo dos $33 a disparar nos primeiros minutos da sessão de ontem.



Este título só volta a ficar interessante quando chegar perto dos $30 ou voltar acima a novos máximos relativos.

O fim-de-semana está à porta e em principio só irei realizar novos negócios para a próxima semana.

Um bom fim-de-semana e Bons Negócios!

quarta-feira, setembro 06, 2006

Correcções a caminho?

Vamos ver se isto é o início de algumas correcções de curto prazo, ou se não passa de um intervalo, depois de uma excelente performance em Agosto.

O S&P500 fechou mesmo em cima do importante suporte dos 1300 pontos, e amanhã já será de esperar o DAX começar a corrigir e ainda esta madrugada o Nikkei abrir uns pontos abaixo.

Por agora parece-me que estas correcções são bem vindas:


Autodesk sofreu uma correcção hoje que pode ameaçar a trend de curto prazo, mas para já os $33 deverão servir como suporte estes próximos dias.

Por agora é tudo, Bons Negócios!

segunda-feira, setembro 04, 2006

Os padrões de Setembro

Hoje é feriado nos EUA, celebrando-se o Labour Day.

Mas como os mercados europeus continuam a trabalhar, nada melhor como fazer uma pequena comparação da performance desde o início do Bull Market em 2003, dos meses de Setembro até agora:


O gráfico diz tudo, subida ligeira nas primeiras duas semanas, uma típica descida na 3ªsemana com uma recuperação nos últimos dias do mês.

Este ano espero por uma reacção muito igual, principalmente na 3ªsemana. Atenção que depois temos o mês de Outubro, que acaba sempre por ser negativo nas primeiras três semanas, recuperando com a aproximação do excelente mês de Novembro.

Mais análises para amanhã, Bons Negócios!

sexta-feira, setembro 01, 2006

Setembro...

Tivemos a primeira sessão de Setembro, que acaba por avançar para novos máximos relativos, mas não deixa os Touros descansados.

Enquanto a primeira semana de Setembro geralmente costuma ser boa, o mesmo não poderemos dizer das últimas três semanas e da primeira semana de Outubro.

Para já o gráfico do S&P500 continua com bom aspecto, mas não ficava admirado se já na próxima semana os índices comecem a encontrar alguma resistência:


Mais actualizações para breve...
Bons Negócios!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?