terça-feira, setembro 16, 2008

S&P500 - Incertezas

Depois de duas sextas-feiras consecutivas com velas Bullish, que aparentavam uma inversão no swing de curto prazo, tivemos precisamente duas segundas-feiras de descidas pesadas e uma garantia de que os Bears continuavam em jogo.

Até que hoje reparei, no meu gráfico do S&P500, uma estranha linha horizontal a dizer "Mínimos 2008 ?", que foi precisamente aquilo que desenhei no início de 2008, quando tentava prever um mínimo para o Bear rally deste ano.

Na verdade essa linha está num ponto muito óbvio, no retracement de 50% entre os mínimos de 2002 e os máximos de 2007, representando toda a extensão de ganhos que o último Bull Market teve.

O gráfico do S&P500 dos últimos 6 anos está assim:

O mínimo de hoje bate precisamente nesse retracement de 50% e pode ser um possível candidato a mínimos para este ano, ou pelo menos um grande nível de suporte.

Não tentando adivinhar outro fundo, ainda por cima no actual Bear rally, deixo aqui o gráfico dos últimos meses e a tendência que estamos a desenhar:




Penso que com o nível de interesse do público em "shortar" o mercado(reparei nisso em buscas do Google e visitas de vários sites/blogs financeiros) como também as contínuas ameaças de falências de ainda mais grandes bancos americanos, começo simplesmente a achar que o mercado não vai dar muitas mais borlas para quem está Bearish.

A decisão do Fed quanto às taxas para hoje pode realmente mudar a situação de curtíssimo prazo, apesar de pessoalmente me custar acreditar que o mercado não faça novos mínimos até ao final do ano, pode ser a última esperança de quem ainda acredita no regresso de um Bullish rally antes do fim do ano.

Neste momento a única posição decente que vejo é a de ficar fora do mercado, e ver no que vai dar isto...

Bons Negócios!

Etiquetas: , , , , ,


sexta-feira, setembro 05, 2008

S&P500 - O Regresso do Bull?

Tentando não adivinhar fundos, eu diria que o S&P500 está a fazer uma excelente sessão após uma semana de intensa descida.

Se na próxima 2ªFeira os índices fecharem a subir, pode não só ser a confirmação de um swing de curto prazo ascendente, como talvez uma mudança na tendência de médio prazo, uma vez que não chegamos a fazer novos mínimos desde Julho.



Talvez esta seja uma das melhores alturas para começar a comprar, mas sempre com stops abaixo dos mínimos feitos entre ontem e hoje.

Bons Negócios e Bom Fim-de-semana!

Etiquetas: , ,


This page is powered by Blogger. Isn't yours?