domingo, junho 26, 2005

Bolha Imobiliária

Do outro lado do atlântico a venda de casas novas continua a atingir novos recordes com algumas bolhas localizadas. Os sítios de eleição são Nova Iorque, Miami, Sul da Califórnia, Las Vegas, etc..

A cada dia que passam aparecem mais artigos nos media sobre compra e venda de casas, e se a população em geral acaba por seguir a onda especulativa, os especuladores/investidores informados sabem bem que mais tarde ou mais cedo a subida de preços acabará por ser insustentável.

Deixo aqui um pequeno exemplo: MSN Money

Apesar de todos os avisos, continuam a existir artigos a favor da não existência de uma bolha que já parece demasiado evidente, mas também é bastante difícil prever um possível rebentar da bolha... afinal não é a questão de virmos a ter ou não um "crash" imobiliário mas sim a questão de quando isso irá acontecer!

Ainda acredito numa eventual prolongação desta bolha imobiliária, e quem sabe esta vir a sofrer um crescimento ainda maior graças à globalização. Também já se começa a notar uma subida de preços por toda a Europa e não só.
Sem dúvida que seria muito interessante para os economistas assistirem a uma bolha imobiliária global, seguida de uma forte depressão...

O mais engraçado é saber que para investimentos imobiliários é perfeitamente natural e aceitável uma pessoa pedir um empréstimo, seja para casa própria ou não...
Agora imaginem o que seria termos pessoas a endividarem-se da mesma maneira para comprarem acções...
Certamente que um crash imobiliário terá sérias consequências, principalmente quando essa inflação especulativa de preços está assente quase exclusivamente em empréstimos (neste caso o nome mais apropriado seria dívidas).

Deixo aqui dois excelentes artigos do Incognitus no ThinkFn:
http://www.thinkfn.com/artigo.php?id=275
http://www.thinkfn.com/artigo.php?id=276

E mais um artigo típico de bolha:
Mortgage bankers: home boom to continue

Bom resto de fim-de-semana!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?