domingo, outubro 02, 2005

Outubro

Setembro é tradicionalmente o pior mês do ano para as acções.
Também o termo "Sell in May, and go Away" pode-se aplicar, para quem quer regressar aos investimentos em acções, agora que com o início de Outubro, a melhor época para investir se aproxima (Novembro-Janeiro).

Este ano o Verão até correu bastante bem para o DAX e o Nikkei, mas também acabou por ser razoável para os índices americanos.
Independentemente do índice talvez a melhor altura para entrar em investimentos de médio e longo prazo será em Outubro e Novembro. Até o aspecto técnico do PSI20 deixa já muito optimismo no ar para os próximos meses (Até a mal amada economia Portuguesa parece ter deixado pelo menos de afundar).


Uma vez que tenho vindo a falar de ETFs (Exchange Traded Funds), penso que não custaria nada por aqui um link com uma breve explicação do que é um ETF: Investopedia: Exchange-Traded Fund
Uma vez que o link está em inglês, fica aqui muito resumidamente, a explicação do que consiste um ETF:

Um ETF reúne as vantagens de um fundo de investimento e de uma acção individual. É transaccionado tal como uma acção normal e constitui uma alternativa aos fundos de investimento uma vez que, tal como as acções, estão sujeitos apenas a uma comissão (de compra e venda) que acaba por ser bastante mais baixa do que os custos normais de um fundo de investimento.

Acaba por ser uma excelente ferramenta de diversificação para o pequeno investidor, ficando exposto a uma grande diversidade de sectores. Apesar de não existirem ETFs portugueses, no estrangeiro encontramos desde ETFs que seguem os índices, a ETFs de mercados emergentes ou sectores de indústria em particular (tal como os variados fundos de investimento que encontramos nos bancos portugueses).

Para acabar deixo aqui uma imagem engraçada, retirada do site Money.com, Bons Negócios e bom início de semana!

October Bull

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?