quinta-feira, abril 06, 2006

Mais sinais positivos ou euforias desmedidas?

Apesar do grande rallie da Nvidia e Sandisk, os mercados em geral não apresentam um aspecto de sobrecompra, como estes títulos em particular.

O Nasdaq Composite fecha acima dos 2350 e o S&P500 consegue pela primeira vez fechar acima dos 1310 pontos, a menos de 70 pontos dos máximos de 2001...

Apesar de índices como o nosso PSI-20, o Nikkei ou o DAX estarem em plena "euforia" e já com ganhos fenomenais, considerando que ainda estamos em Abril, o mesmo já não poderemos dizer do NASDAQ e companhia...

Enquanto eu estaria preocupado com as possíveis correcções de curto prazo que os mercados europeus e asiáticos possam sofrer, nos mercados americanos as últimas semanas apontam para o início de um rallie feroz.

O aspecto dos gráficos e o estado saudável da economia americana deixam-me apenas a seguinte preocupação: Estaremos a entrar na fase final de um Bull Market?

Para aqueles preocupados com o fim rápido do Touro deverão se lembrar que é na fase final que temos os maiores ganhos, acompanhado por euforias desmedidas e "exuberâncias irracionais". Não me admirava nada ver ganhos nos índices superiores ao de 2003 no último ano do Bull Market.

Para aqueles contentes com os ganhos que aí vêm... não convém começar a atirar foguetes uma vez que podemos ainda vir a sofrer algumas correcções ou simplesmente as subidas serem novamente "adiadas" nos próximos meses tal como vimos nos difíceis meses do início de 2005.

Ao olhar para o estado da economia na europa eu não estaria tão preocupado com "euforias desmedidas" típicas do final de um Bull Market, mas também sei que muito provavelmente ninguém pode adivinhar com muita antecedência a fase final do Bull Market que temos vindo a ter desde Março de 2003...

Fica aqui o gráfico do S&P 500 a espreitar para novos máximos e os gráficos de alguns títulos que poderão ser alvo de compras minhas nos próximos dias: AAPL, AMD, GOOG e STX.

AAPL:

STX:

GOOG:


Bons Negócios!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?