quinta-feira, junho 22, 2006

ETFs

Pelos vistos muitos dos investidores Portugueses ainda não sabem bem o que é isso dos ETFs (Exchange Traded Fund).

Ao contrário da complexidade de derivados como Warrants ou Futuros, os ETFs são simplesmente um "cabaz de acções", mas para simplificar as coisas podemos simplesmente tratar os ETFs como acções, uma vez que na prática são apenas isso, simples acções negociadas no mercado.
Podem encontrar muita informação neste artigo do Wikipedia: Wikipedia: ETFs

ETFs que seguem os principais índices (QQQQ - NASDAQ 100 e SPY - S&P500) acabam por ser acções de baixo risco, uma vez que não é todos os dias que o S&P500 tem uma variação acima de 2% em apenas uma sessão(este ano tivemos a primeira variação diária acima de 2% no S&P desde o início do Bull Market).

Existem ETFs com elevado risco que seguem variados sectores de indústria ou por exemplo os ETFs que seguem os índices de mercados emergentes(EEM). Também ETFs que seguem índices e sectores europeus e até mesmo o Nikkei(EWJ).
Desde indústria farmacêutica(XLV) à nanotecnologia (PXN).

Hoje em dia este novo tipo de produto financeiro é mesmo recomendado por bancos nacionais, juntamente com outro tipo de fundos de investimento. Na minha opinião, quando a oferta de ETFs for suficientemente variada, irá acabar por tornar obsoletos os Fundos de Investimento, devido à redução de custos, maior liquidez e liberdade para fazer movimentos.

Nestas últimas semanas têm vindo a aparecer novos ETFs, desde acções que acompanham o mercado do Forex a ETFs Short...

O que é isso de um ETF Short?
Não passa de um ETF, tal como os outros, mas com variação contrária ao do mercado. Ou seja, se o mercado descer estes ETFs sobem, acabando por ser mais uma maneira para entrar curto no mercado sem recorrer a outros produtos derivados.

Ainda mais "revolucionário" são os ETFs não só curtos no mercado como alavancados!
Esta semana entraram em negociação alguns "cabazes" que já trazem alavancagem incluída na cotação dos mesmos(não recomendados para investidores conservadores)
Podem ver mais informação sobre estes novos ETFs aqui:
ETF Torrent — Getting Your Head Around the New Funds


Aqui fica uma breve comparação entre o ETF SPY e o índice S&P500.
Se encontrarem alguma diferença avisem:
S&P500


SPY


Entretanto os mercados parecem estar a recuperar dos mínimos do dia.. lá mais para o fecho irei actualizar o ponto de situação.

Bons Negócios!

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?