domingo, janeiro 14, 2007

Petróleo - O Fim da Especulação?

Depois de uma subida do crude acima dos 40 Dólares em 2004, após termos assistido a preços sempre abaixo dos $30 durante toda a década de 90, os preços rapidamente escalaram para os $50 em poucos meses, culminando no topo a $79 no verão passado.

A reacção nos preços da gasolina e gasóleo foi quase imediata, tal como nos média sobre o futuro do mundo, o fim do petróleo e o cenário da continuação da subida de preços sem fim...

Vi muitos comentários sobre o futuro do país/planeta, como evitar o uso excessivo de energias fósseis, comentários de especialistas, etc..etc..
Também dezenas de razões, ou desculpas, para a subida do petróleo, enquanto poucos falavam sobre uma eventual especulação nos preços, tão volátil e "real" como foi a bolha tecnológica em 2000.

Sempre defendi que esta subida de preços era meramente especulativa, antevendo precocemente aquilo que eventualmente iríamos ter mas só nas próximas décadas(as razões podem estar correctas, mas o fim do petróleo demorará mais de 40/50anos)

Não era o consumo desmesurado da China, ou as manipulações da OPEC que iriam impedir que a bolha que se estava a formar fosse, mais tarde ou mais cedo rebentar, voltando novamente para preços mais racionais.

Dizia que seria após uma retracção de 50% do preço do crude, dos mínimos negociados nos anos normais de 2002 até ao topo feito no Verão de 2006, que iria então se comprovar que todas estas subidas tinham sido pura especulação, injustificável seja porque evento mundial que fosse.

Neste momento a cotação está a mais de 50% de retracção.
Não quero dizer que esta será uma boa altura boa para comprar, pelo contrário, uma vez que os suportes a $47 e $50 parecem-me mais lógicos.

Será sim uma boa razão para pensar em tudo o que foi dito nestes últimos 3 anos, não porque eram mentiras, mas sim porque foram opiniões desmesuradas pelo movimento irracional do mercado. Refiro-me às opiniões de "Doomsday" sobre o fim do petróleo ou um preço incomportável do crude.

Mesmo após todas estas descidas, a tendência continua claramente negativa:

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?